Tiradentes, real ou cenográfica?

Essa é a pergunta que sempre faço a mim mesma quando visito Tiradentes, uma das cidades históricas de Minas Gerais. É tudo tão lindo que parece mais uma cidade cenográfica, construída para rodar um filme de época. Passear por lá, me dá a sensação de que voltei no tempo, e mais, traz uma tranquilidade enorme. Parece que o mundo se resume àquilo ali: nada de trânsito (desde que não seja alta temporada, quando o Largo das Forras fica bem movimentado), passeios a pé ou à charrete, crianças correndo pelas praças, mesas nas calçadas, belezas naturais e sem contar com os diversos restaurantes que, é claro, mostram ao mundo o que Minas tem de melhor: a culinária. E adoro ainda mais, porque é bem pertinho de BH, a 197 quilômetros, ou seja, em 2h de carro estamos lá! (Há quem ache que 2h de carro é longe! Mas já sabem como é o ‘pertinho’ de mineiro, né?? Até 4h de viagem ‘tô’ achando ótimo)!!!

DSCN9337

Mas algo que me chama bastante atenção na cidade é a preservação do centro histórico. As características das construções barrocas estão todas lá, marcadas pelo tempo, mas sempre bem cuidadas. Em Minas, temos muitas cidades históricas lindas, que ainda vou falar por aqui, mas nenhuma delas é tão preservada quanto Tiradentes. Talvez por ser a menor de todas e não ter vivenciado um crescimento tão desenfreado como Ouro Preto, São João Del Rey e Diamantina.

IMG_2225

Independente disso, ela tem um ‘quê’ a mais, que atrai famílias, jovens e, principalmente, casais em busca de um final de semana bem tranquilo. E esse ‘quê’ é o quanto ela é aconchegante! Tanto a cidade em si, quanto os hoteis e pousadas! Falando nisso, para hospedagem, há uma quantidade enorme de opções. Tem aquelas mais requintadas, como a Pequena Tiradentes, e outras também aconchegantes, mas com preços mais convidativos, como a Coração Inconfidente e Trem do Imperador, em que os quartos são vagões de trem. Uma hospedagem, no mínimo, curiosa. No site da Secretaria de Turismo de Tiradentes, você pode encontrar diversas outras opções.

A ultra-aconchegante Tiradentes tem clima agradável e é emoldurada pela bela Serra de São José. Em um dia de visita é possível conhecer os principais pontos turísticos, todos localizados bem próximos um ao outro, como a Câmara Municipala Cadeia Públicaa Casa de Cultura e o Chafariz São José. Isso sem contar com as várias igrejas espalhadas por todo lado. No entanto, para mim, não há nenhuma tão bela quanto a Matriz de Santo Antônio, projetada por Aleijadinho, decorada com uma grande quantidade de ouro e que abriga um órgão português do século XVII, um dos mais valiosos do mundo. Lindíssima!!

IMG_2229 Matriz de Santo Antônio

Outro atrativo de Tiradentes é o artesanato típico de Minas! Impossível sair de lá sem uma das adoráveis peças decorativas! Namoradeiras, jarros e flores, móveis antigos, e mais uma infinidade de objetos em barro, cerâmica, ferro, tear, todos feitos por artesãos locais e moradores das cidadezinhas ao redor, como Bichinho (vale a visita, pois os preços lá são bem mais atrativos e o lugarejo é lindo), Prados, Resende Costa e outras.

DSCN9353

Maria Fumaça

E quem nunca ouviu falar da Maria Fumaça, que liga Tiradentes a São João Del Rey? Sem dúvida, o passeio mais concorrido e que encanta a todos! A viagem de volta ao tempo já começa no momento do embarque, na pequena estação, construída em 1981.

IMG_2236

E lá você ainda pode ver a rotunda, mecanismo que inverte a locomotiva na linha férrea, colocando-a à frente dos vagões para fazer o trajeto inverso. Vale a pena assistir!

photo (3)

Os passeios têm horários fixos, tanto para ir quanto para voltar de São João, então, fique atento a eles para tentar fazer os dois percursos de Maria Fumaça. Mas, caso não consiga conciliar, fique tranquilo! Diversos guias turísticos oferecem transporte de volta em vans. Ah, e tente chegar cedo à estação para pegar um lugar na janela! São 35 minutos de paisagens lindas!

IMG_2244

Eventos e mais eventos

Muita gente gosta de evitar viagens na alta temporada. Mas em Tiradentes vale a pena enfrentar a movimentação, pois os eventos lá sediados são incríveis! No começo do ano, em janeiro é realizada a Mostra de Cinema de Tiradentes, que atrai cineastas, estudantes e apreciadores da 7ª arte. A cidade fica lotada e a programação inclui palestras, oficinas e exibição de filmes gratuitas. O carnaval é outra data que atrai turistas do Brasil todo! A festa de rua de Minas Gerais é bem famosa, ainda mais quando se trata de cidades históricas! Já em junho, tem o encontro de motos Bike Fest, evento que mais gosto! Apesar de eu não ter moto, acho, no mínimo, interessante ver o contraste do moderno de do antigo, ao avistar uma Harley Davidson ao lado de uma charrete!

DSCN9324

Homens, mulheres e jovens chegam de várias partes do Brasil pilotando suas motocicletas e as estacionam na praça, repleta de barraquinhas, onde são vendidos acessórios, bebidas e petiscos. As mesas nas calçadas ficam cheias o dia todo e as pessoas se divertem na mesma sintonia.

Agora, aqueles que gostam de culinária-arte, o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, em agosto, atrai pelos aromas (imagino aquele tanto de gente voando, carregados pelos cheiros deliciosos de comida, assim como nos desenhos animados). Chefes se espalham por diversos restaurantes da cidade, fazendo química com os ingredientes, o que resulta em pratos deliciosos!

festival-de-gastronomia-tiradentes

Agora, falando em culinária, queria deixar aqui uma dica de ouro: um prato tipicamente mineiro, mas que muitos mineiros não conhecem! É o frango com ora pro nobis. Para quem não sabe o que é, trata-se de um vegetal, muitas vezes usado como orégano, em forma de folha seca e moída. Mas, no caso desse prato, ele é refogado e acrescentado ao frango ensopado. Para acompanhar, arroz, angu e uma saladinha! Sem comentários!!! O restaurante que indico para experimentar essa delícia em Tiradentes é o Dona Xepa, bem pertinho do Largo das Forras! Quando experimentarem, me contem o que acharam! Tenho certeza de que sairão de lá com a mesma opinião que dei lá em cima: a culinária de Minas é o que há de melhor!

Um pensamento sobre “Tiradentes, real ou cenográfica?

  1. Pingback: Quando eu voltar ao Brasil, quero ir a Tiradentes! |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s